quarta-feira, 14 de julho de 2010

Deficiência

     Deficiência - termo usado para definir ausência ou a disfunção de uma estrutura:
          Psíquica - Deficiência mental ( atualmente o termo é deficiência intelectual,correspondea expressões como; imperfeição associadas ao significado de deficiência (do latin deficientia), que por sí só, não definem nem caracterizam um conjunto de problemas que ocorrem no cérebro humano, e leva seus portadores a um baixo rendimento cognitivo, mas que não afeta outras regiões  ou funções cerebrais.
          O portador de deficiência mental, na maioria das vezes, apresenta dificuldades ou nítidos atrasos em em seu desenvolvimento neuropsicomotor, aquisição da fala e outras habilidades (compotramento adaptativo). Os portadores desse transtorno, são dependentes de cuidadores e necessitam de atendimento multiprofissional (médico, psicólogo, fisioterapêuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo, psicopedagogia, entre outros).
                    Fisiológica ou anatômica - Deficiência física é o nome dado a características  dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor e levam a um mal funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores. A deficiência física, pode ter várias etiologias, entre elas estão os: fatores genéticos, fatores virais, fatores bacterianos, fatores neonatal, fatores traumáticos(especialmente os modulares), esse tipo de necessidade especial física, necessita de atendimento (fisioterápico e psicológico) a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e paralelamente desenvolver as potencialidades, as capacidades dando possibilidades de desenvolvimento psíquico, intelectual e tanbém físico, dentro das limitações.
     (Telford, C.W; Sawrey. O Indivíduo Excepcional. RJ, Zahar, 1974). - (Krynski, Stannislau. Deficiência Mental. RJ, Livraria Atheneu, 1969) - Wikipédia a enciclopédia livre 
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário