Segundo Marchesi e Martin, o conceito de deficiência durante a primeira metade do séc. XX incluia as características de inatismo e a causa da mesma era fundalmentalmente orgânica. Com o passar dos anos, as categorias foram sendo modificadas, ampliadas e especializadas, mantendo o traço comum de que o distúrbio, era um problema inerente ao sujeito, com poucos recursos de intervenção.
Na idade contemporânea, começa a preocupação com a educação das pessoas com necessidades especiais, porém com a ideia de que elas devam ficar em instituições especializadas. Na última metade do século XX, a ideia do ambiênte menos segregado, incluindo essas pessoas com necessidades especiais, como garantindo o seu direito, a uma educação especial e inclusiva.
O conceito de deficiência pautado no inatismo , necessitou de uma detecção do distúrbio e a conscientização de uma avaliação,pois, existem diferentes tipos de deficiência física e diferentes tipos de deficiência mental com diferentes níveis de atrazo que mereciam uma atenção educacional distinta e separada da organização educacional regular.Surgem assim, as escolas de educação especial com um sistema paralelo de ensino pautado na educação compensatória para intervenção e tratamento. (Marchesi, Álvaro, Martin, Elena. Da terminologia do Distúrbio às necessidades Educacionais Especiais - citações posteriores referenciais). -continua.
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