terça-feira, 21 de julho de 2015

Relatório Warnock - Conceito de NEE

     No ano de 1978, no Reino Unido, Mary Warnock passou a formular um relatório e concluír que 20%  das crianças, em algum período de sua vida escolar, apresentaram algum tipo de necessidade educativa especial. À partir desses dados, relatados ao 1° Comitê Britânico, instituido para avaliar o atendimento a pessoas deficientes, foi adotado o conceito de NEE - Necessidades Educativas Especiais.
    O conceito NEE,só foi adotado e redefinido à partir da Declaração de Salamanca (UNESCO-1994), abrangendo crianças e jovens com algum tipo de deficiência física ou dificuldades em sua aprendizagem escolar. O Relatório Warnock, vai além do conceito de Necessidades Educativas Especiais, esse documento propõe que se substitua o paradigma médico pelo educativo, com o objetivo de garantir o sucesso pleno de uma integração (inclusão) dos alunos 'NEE' em escolas regulares.  - ( PACHECO, R.S/2015) - (M.pesq.PRS/2015)
                       Bibliografias: Necessidades Educativas Especiais a mudança pelo Relatório Warnock.
                                                 El Informe Warnock. Revista Siglo Cero, N° 120, Julio - Agosto 1990, 1-26 IZQUIERDO, TEREZA MARIA RODRIGUEZ (2006)
        

Um comentário:

  1. Declaração Mundial sobre Educação para todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, 1990. UNESCO, 1998. (M.pesq.PRS/2015)

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