Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca na Espanha em 1994. O objetivo do documento foi fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social e :
" recomenda que o princípio fundamental da escola inclusiva, é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. As escolas inclusivas devem se ajustar as necessidades dos alunos, acomodando, tantos estilos, como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de currículo apropriado, modificações organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parceria com a comunidade (...)
Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais (NEE), deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes asegure, uma educação efetiva(...)"(Menezes, Ebenezer Takuno de ; Santos, Thais Helena dos. " Declaração de Salamanca" ( verbete). - Dicionário I nterativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002).
Nenhum comentário:
Postar um comentário